Nascido a 26 de Setembro de 1849, em Riazan, o fisiologista e médico russo Ivan Petrovitch Pavlov constitui o autor da Teoria dos Reflexos Condicionados. Estudou química e fisiologia na Universidade de São Petersburgo, graduando-se no ano de 1879 pela Academia de Cirurgia e Medicina. O seu estágio ocorreu na Alemanha com os fisiologistas Karl Ludwig e Rudolf Heidenhain.
Em 1890, em São Petersburgo, Pavlov foi consagrado na qualidade de catedrático de farmacologia na Academia Militar de Medicina. Um ano depois, funda o Instituto Experimental de Medicina, que foi o primeiro departamento de cirurgia existente incorporado num laboratório de fisiologia.
O ano de 1903 ficou marcado pela sua exposição, no congresso mundial de medicina realizado em Madrid, da teoria dos reflexos físicos despertados de modo artificial ou condicionados a partir dos estudos da salivação de um cão, induzida por estímulos externos.
O Prémio Nobel de Fisiologia e Medicina foi uma das conquistas deste autor, em 1904. Tomando como ponto de partida, a teoria da evolução das espécies de Darwin, em 1909, decide explorar a modificação dos reflexos condicionados ou aprendidos em reflexos incondicionados ou hereditários.
A 27 de Fevereiro de 1936, Pavlov morre em São Petersburgo, então Leningrado.
Sem comentários:
Enviar um comentário