Glossário

ANTES DE MIM


Genética


*Genética – ciência que estuda o processo de transmissão dos caracteres dos progenitores para a sua descendência.
*Cromossomas – estruturas que se encontram no interior das células.
*DNA – substancia química constituída por quatro bases azotadas.
*Genes – segmentos de DNA organizados em nucleótidos com uma determinada sequencia.
*Genoma – conjunto de genes que constituem o ser humano.
*Variabilidade genética – conjunto de variações genéticas que existem entre os membros de uma população.

*Hereditariedade individual – informação genética que é responsável pelas características de um individuo, tornando-o diferente de todos os outros.

*Genótipo – conjunto das determinações genéticas herdadas.

*Fenótipo – conjunto das características observáveis num indivíduo.
*Preformismo – teoria segundo a qual o embrião se dessenvolve segundo as potencialidades preexistentes no ovo. Privilegia os factores genéticos do desenvolvimento.
*Teoria da epigénese – teoria segundo a qual no processo de desenvolvimento ocorrem potencialidades que, não estando presentes no ovo, se desenvolvem por acção do meio ambiente.
*Filogénese – conjunto de processos biológicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação.
*Ontogénese – designa o desenvolvimento, a modificação do indivíduo.
*Lei da recapitulação - defende que o embrião, ao desenvolver-se, reproduz os estádios da evolução da vida das espécies.
*Neotenia – designa o inacabamento biológico do ser humano ao nascer, o que implica que a infância humana seja tão longa.


Cérebro



*Células gliais - fornecem nutrientes aos neurónios e controlam o seu desenvolvimento.

*Neurónios – são constituídos por: axónio, dendrites e corpo celular.

*Neurónios sensoriais – transmitem as mensagens da periferia para os centros nervosos.

*Neurónios motores – transmitem as mensagens dos centros nervosos para a periferia.

*Neurónios de conexão – interpretam as informações e elaboram as respostas.

*Impulso nervoso – informação que circula entre os neurónios.

*Sinapse – zona de interacção entre os neurónios.

*Sistema nervoso – conjunto de estruturas que recebem a informação, comunicam-na, coordenam-na e organizam os comportamentos.

*Sistema nervoso central – constituído pela espinal medula e encéfalo.

*Cérebro – estrutura pertencente ao encéfalo, constituído por dois hemisférios.

*Lobo occipital – local onde são processados os estímulos visuais que previamente passaram pelo tálamo.

*Lobo temporal – local onde são processados os estímulos auditivos.

*Lobo parietal – constituídos por duas zonas, e recebem estímulos sensoriais.

*Lobo frontal – envolvido no planeamento de acções e movimento, assim como no pensamento abstracto.

*Córtex motor – responsável pelos movimentos dos músculos.

*Áreas pré-frontais – responsáveis pelas funções intelectuais superiores, como memória, pensamento reflexivo e imaginação (entre outros).
*Funcionamento sistémico do cérebro – as diferentes estruturas funcionam de modo integrado, implicando-se umas às outras na concretização das diferentes funções.

*Plasticidade cerebral - propriedade do sistema nervoso que permite o desenvolvimento e alterações estruturais em resposta à experiência, e como adaptação a estímulos repetidos.



Cultura



*Cultura – totalidade onde se conjugam, organizados de forma dinâmica, diversos elementos materiais e simbólicos.

*Padrão cultural - conjunto de comportamentos, práticas, crenças e valores comuns aos membros de uma cultura.

*Aculturação – conjunto dos fenómenos resultantes do contacto contínuo entre grupos de indivíduos pertencentes a diferentes culturas.

*Socialização – processo dinâmico de integração de um indivíduo numa dada cultura.

Mente


*Percepção – processo cognitivo através do qual contactamos com o mundo através dos órgãos dos sentidos.

*Percepção social – processo como conhecemos os outros e como interpretamos o seu comportamento.
*Memória – processo cognitivo que consiste na retenção e na evocação das informações, conhecimentos, acontecimentos, experiências.

*(Reconhecem-se na memória três processos: codificação, armazenamento e recuperação da informação).

*Memória a curto prazo – tipo de memória que mantém a informação durante um período limitado de tempo.

*Memória imediata – tem uma capacidade limitada e mantém-se apenas durante alguns segundos.

*Memória de trabalho – é uma memória imediata que permite a manutenção temporária da informação necessária para realizar uma tarefa.
*Memória a longo prazo –tem uma capacidade ilimitada, podendo manter os conteúdos até ao fim da vida.
*Memória procedimental – usada de forma automática, é uma memória de hábitos e de estratégias.
*Aprendizagem – modificação relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, que resulta do exercício, experiencia, treino ou estudo.
*Aprendizagem por habituação – é uma aprendizagem não associativa, porque o indivíduo aprende as características de um só tipo de estímulos.
*Aprendizagem associativa – implica a associação de estímulos, ou a associação de estímulos e respostas.
*Condicionamento clássico – dá-se pela associação de estímulos.
*Condicionamento operante – aprendizagem que envolve a vontade do sujeito. O comportamento é aprendido através do reforço (positivo ou negativo).


Emoções



*Emoção – experiencia subjectivas desencadeadas por um acontecimento, pessoa, situação, podendo ser acompanhadas por reacções orgânicas e expressões vocais.

*Afectos – exprimem-se através das emoções, sendo organizados pelas experiencias emocionais, que se repetem.

*Sentimentos – reportam-se ao nosso interior, são privados e prolongam-se no tempo, não estando relacionados, como as emoções.

*Perspectiva evolutiva – desenvolvida por Darwin, que identificou seis tipos de emoções primarias ou universais: tristeza, alegria, surpresa, cólera, desgosto e medo.

*Perspectiva fisiológica – desenvolvida por William James, que considera que as emoções resultam da consciência das mudanças orgânicas provocadas por determinados estímulos.

*Perspectiva cognitivista – defende que os processos cognitivistas são fundamentais para se perceberem as emoções.

*Perspectiva culturalista – defende que as emoções se aprendem no contexto do processo de socialização.

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