Experiência de Pavlov

O condicionamento clássico relaciona-se com a a linha de pensamento do Behaviorismo de John B. Watson, Ivan Pavlov e Burrhus Frederic Skinner. Este remete para um processo que explicita a raiz e a transformação de certos comportamentos devido à equação do sistema nervoso central - estímulo-resposta (E-R).

Como exemplo disso temos a célebre experiência do fisiólogo russo Ivan Pavlov que levou ao condicionamento clássico. O estudo incidiu basicamente sobre a acção de enzimas no estômago dos animais, mais concretamente, através da salivação (R) que surgia nos cães sem a presença do alimento (E).
De certo, os cães possuem o mecanismo fisiológico natural de salivar quando se encontram perante alimento, e é nesta correlação entre o estímulo incondicionado (alimento) e a resposta incondicionado (salivação) que reside o conceito de reflexo incondicionado determinado pelo cientista Pavlov. Um outro conceito definido pelo autor prende-se com a questão do estímulo neutro, que se associa ao estímulo que não estimula qualquer tipo de resposta (por exemplo, o som da campainha).
Deste modo, a experiência de Pavlov assentou na associação entre um estímulo não condicionado (alimento) mediante a exibição de um estímulo neutro (som de uma campainha).
No que diz respeito a resultados, a experiência permitiu averiguar que após a repetição desta associação de estímulos, o animal incorporou a aprendizagem de salivar mediante a apresentação do estímulo que antes não provocava qualquer resposta mesmo na ausência do estímulo incondicionado. Por conseguinte, esta aprendizagem comportamental constituíra o que se denomina por resposta condicionada (ou fruto de aprendizagem).





1 comentário:

  1. Obrigado por você existir.aprendi muito com seu blog.pois eu procurava o fruto da aprendizagem. estudei no Guiton essa experiencia e não erntendia muito sobre esta cognição. muito obrigada foi muito bom para meu trabalho.

    ResponderEliminar